Ter Um Blog Pode Ajudar Muito O Seu Negócio

Compartilhe

Faça essas ações e comece seu blog com o pé direito!

O blog é uma das ferramentas mais flexíveis e atemporais que existem. Se você tem uma empresa, um blog corporativo vai ajudá-lo a criar conteúdo que educa e comunica o seu público. Se você é um profissional autônomo, tem a chance de criar textos didáticos que mostram para o mercado que você é um especialista no assunto. E se você gosta muito de um assunto ou tem um hobby que quer compartilhar com o mundo, o blog também é o espaço ideal!

É por conta disso que muitas pessoas e empresas se encantam com o blog, e elas têm toda a razão nisso! Mas, antes de criar o seu primeiro post e compartilhar com os amigos, é necessário dar alguns passos. Quer saber quais são eles? Então veja só!

Decida o foco

A primeira etapa para um blog de sucesso é o planejamento. Estruture bem não só o assunto que você quer abordar, mas qual será o foco a ser trabalhado. Por exemplo, você pode querer ter um blog de moda, mas que seja totalmente focado em cobertura de eventos, ou entrevistas, ou ainda destinado exclusivamente à moda sustentável. Tudo depende da percepção e da abordagem que você prefere.

 

Descubra quem é o seu público

Quem escreve, normalmente, o faz para alguém, e se você quer agradar aos seus leitores precisa, primeiro, saber quem eles são.

Identifique quem é sua potencial audiência, qual a idade deles, seu sexo, suas preferências, onde moram, por que se interessam pelo assunto e levante todas as informações que puder a respeito dessas pessoas.

Sabendo com quem você quer se comunicar, vai ficar muito mais fácil pensar em pautas e criar conteúdos que vão conquistar o público e transformá-lo em um grupo de leitores fiéis.

 

Pesquise a concorrência

Muito provavelmente já existem outros blogs que trabalham com o mesmo segmento que você. Preocupe-se em explorar estes concorrentes, apurando que tipo de assunto costumam abordar, qual sua linguagem, como se comunicam com o leitor, qual a periodicidade de postagem, qual o tamanho da sua audiência etc.

Essa é uma forma de saber exatamente em que ambiente você está entrando e perceber as forças e as fraquezas da concorrência. Assim, fica mais fácil se inspirar no que eles estão gostando e evitar aquilo que você já percebeu que deu errado para eles.

 

Levante os temas apropriados (e estratégicos)

Criar uma boa linha editorial é algo essencial para qualquer blog que deseja crescer e conquistar uma audiência fiel. As pessoas precisam saber quais tipos de assunto vão encontrar no seu blog e de que forma esses temas serão tratados.

Por exemplo, se você quer criar um blog corporativo para sua empresa de desenvolvimento de aplicativos, é porque deve estar querendo investir em uma ferramenta que o ajude a informar e educar seus potenciais clientes, levando-os direto para a conversão, certo?

Bem, nesse caso, você deve pensar que todo o conteúdo do seu blog precisa servir ao propósito de fazer seus leitores entender a importância e a necessidade do seu trabalho e esclarecer as principais dúvidas que eles têm – e que podem até estar impedindo-os de fechar negócio com você.

Sabendo quem é o seu público-alvo, você não deve ter muita dificuldade em levantar temas que vão interessar a ele e vai ter uma facilidade maior em agradar-lhe.